domingo, 23 de agosto de 2015

Processo de atendimento do vendedor.

Olá queridos vendedores. Esta crise está judiando de nós, mas vamos fazendo nossa parte e tudo vai se ajeitando. 


Hoje vou escrever sobre nosso processo de atendimento, até posso dizer, nosso cotidiano. Muitos agem automaticamente, e outros ainda não conseguem aplicar o processo corretamente, de qualquer maneira é sempre bom reciclar.


Ao iniciar o processo de atendimento, temos que estar focados, com  um objetivo em mente, vender com qualidade (comentado em blogada anterior).


O processo de atendimento consiste em sete fases:

 • Apresentação ao cliente;
 • Apresentação do carro;
 • Test drive;
 • Avaliação do usado;
 • Confiança e envolvimento do cliente;
 • Negociação;
 • Entrega.


 •Apresentação ao cliente:

Com simpatia e sorriso, devemos nos apresentar, dizendo: 
"Bem vindo à loja, meu nome é Otavio, sou o vendedor que vai atendê-lo."

Meu ponto de vista:
-- Nos apresentando dessa maneira, passamos uma boa primeira impressão, cordialidade e até confiança ao cliente. 

•Apresentação do carro:

Começarmos de preferência pela frente do carro, caminhando em volta, até chegar a porta ao lado do motorista, ressaltando as linhas modernas, todos os detalhes do design e opcionais do modelo.
Entre no carro com o cliente, vendedor ao lado do passageiro e explique todos os equipamentos interno do carro.

Meu ponto de vista:
-- Para nós vendedores é comum e repetitivo vermos o mesmo carro todos os dias, mas para o cliente é um momento especial. Temos sempre que ressaltar, destacar todos os opcionais e vantagens do nosso carro. Muitas vezes deixamos de comentar itens importantes por achar, simplesmente desnecessário, mas para o cliente, todo comentário do carro de interesse é valioso, por mais simples que pareça. É claro que há clientes que não tem tempo ou paciência, nós que temos que identificar o perfil de cada um.


 •Test Drive 

Temos que oferecer a todos os clientes, de preferência após a apresentação do carro ou durante a avaliação do usado. 
No test drive, devemos conversar pouco com o cliente para que ele aproveite ao máximo seu passeio, comentando apenas alguns itens mais importantes, como, por exemplo: 
- "Essa direção elétrica é muito leve e nos passa segurança ao dirigir." 
- "Este câmbio automático é extremamente suave."

Meu ponto de vista:
-- O test drive é uma ferramenta muito importante para  nós, que deve ser usado com todos os clientes, pois estimula e até ajuda a envolvê-lo.


Na próxima blogada, continuarei o processo de atendimento, escrevendo sobre negociação e como conseguir a confiança do cliente, assuntos muito interessante para nós vendedores. 

Obrigado por visitar meu blog!!

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