sábado, 18 de julho de 2015

Nós, Vendedores.

Meu primeiro tema será sobre nós, vendedores.


Não podemos esquecer que o vendedor é "a cara" da loja e uma boa equipe de vendas pode enriquecer ou endividar nosso patrão.


E o nosso atendimento, estamos atendendo com qualidade? O que um cliente espera de um vendedor de concessionária?
Acredito eu que o cliente está mais exigente, mais informado, com menos tempo, mais sufocantes nos descontos e mais carentes de atenção pois vivermos deles, são eles que fazem nossos salários.

Qual seria o comentário dos clientes sobre nosso atendimento?

Estamos atendendo com simpatia, gentileza e paciência? Estamos certos para diagnosticar quando estamos perdendo tempo com nosso cliente? Apresentamos corretamente nossos produtos? Nossas estratégias de vendas são atualizadas? Conhecemos pelo menos 80% sobre nossos produtos? Escutamos as necessidades do cliente? Lembramos sempre que estar de mal humor é normal, mas isso não nos dá o direito de tratar mal nosso cliente?

O que é um atendimento com qualidade? 

São muitas  perguntas e o vendedor que tem uma boa auto crítica, que está sempre se avaliando, não culpa sempre o cliente, a avaliação (do seminovo) ou o gerente por não fechar negócio, estará sempre atualizado e se destacará.


Vamos começar a analisar quais devem ser as qualidades básicas:

  • Conhecimento do produto.
  • Agilidade.
  • Atitude.
  • Simpatia.
Estamos com essas qualidades em dia?


Pois é, meus caros, ser vendedor de carros em concessionária não é tão simples.

Para encerrar, seguem minhas humildes dicas para o item gentileza:

Ao abordar o cliente, deve se apresentar como;Sou o vendedor que vai atendê-lo.
Ao se despedir: Gostaria continuar meu atendimento com o Senhor. Muito obrigado pela visita.
Depois da entrega: Obrigado por comprar este carro comigo.
Quando te procurar: Obrigado por se lembrar de mim.
Depois de uma cotação: Estou à disposição. Muito obrigado.
Quando mandar uma proposta por e-mail: Obrigado pela proposta! É muito interessante.

Por hoje é só.
Obrigado por ler meu blog. Qualquer comentário é muito bem visto.


Boas vendas

Um comentário: