Hoje
vou escrever sobre atendimento de referencia, um resumo, é claro:
Quesito
obrigatório para um atendimento de referência é trabalharmos como uma equipe de
verdade. A equipe tem que ter o mesmo foco, atendimento diferenciado para
atingir os objetivos. Um atendimento diferenciado permanente só é possível
quando há alguém motivando, incentivando e proporcionando suporte.
E
nada dito valerá sem um plano de continuidade, manutenção para não se perder o
conteúdo. ^
"Quanto melhor for o time maior será o esforço para se
manter"
Primeiramente,
muito sorriso, muita simpatia e agilidade. Qualidades que toda equipe tem que
se cobrar e se ajudar.
Uma
equipe avançada tem que fazer um pouco de tudo:
Recepcionista
levar um cafezinho ao cliente, em dias mais cheios a secretaria de vendas
poderá fazer test drive, o vendedor recepcionar um cliente, o gerente levar um
cafezinho ao cliente, quem fatura poderá auxiliar um vendedor, o avaliador
ajudar o atendimento, o supervisor fazer test drive, enfim, todos fazem tudo,
lembrando, sempre com o auxílio do líder e com muito bom senso. Líder no qual
podendo ser o gerente de vendas ou gerente administrativo ou supervisor ou
apenas com o título de líder mesmo. No começo vai parecer estranho e talvez até
um pouco confuso, é claro, haverá muita resistência por muitos terem que sair
da sua zona de conforto, que é totalmente natural. A intensão é quando a equipe
se adaptar com esse ritmo, tudo vai fluir naturalmente e com muito mais
motivação e o mais importante é que, se todos se ajudarem, o cliente será o mais
beneficiado por ter um atendimento ágil e motivado pela próprio equipe, no
qual será bonificada atingindo o objetivo estipulado, cada um na sua proporção.
Objetivo do atendimento referência, além de aumentar as vendas, é vender
com mais qualidade (lucros) e mais agregados. Lembrando, esse sistema de
atendimento referência com motivação da equipe só será possível com um líder
com essas características.
Líder. Fará o papel mais importante na parte comercial. Com dinamismo, o líder deve
estar sempre presente ao vendedor ajudando a motivar e a realizar as vendas.
Oferecendo suporte e percebendo as reais necessidades da negociação, o líder vai
liberando desconto ou valorizando a
avaliação, ou até elaborar um pacote de cortesias dependendo as necessidades do
cliente. Importante, sempre em sintonia com o vendedor, enfim, com uma visão
comercial,o líder terá a função de valorizar a venda para aumentar ao máximo a
margem de lucro. Quero deixar claro que o líder é um suporte muito importante
ao vendedor, pois a função de concretizar o negócio é do vendedor.
A
necessidade do líder estar mais ou menos junto ao cliente e ao vendedor vai de
caso a caso, uma venda é sempre diferente da outra.
Continuarei
mais sobre esse tema na próxima blogada, comentarei sobre agregados e
plano de manutenção do conteúdo.
Boas
vendas
Não
deixe de curtir, sempre que possível, sua família!!!
Muitas vezes uma simples palavra, Um gesto é o bastante para motivar ou desmotivar, por isso vamos procurar estar ao lado de pessoas com auto estima elevado.
ResponderExcluirChame o sucesso para fazer parte de sua vida. Acredite no seu potencial, seja inovador e lute pelas suas idéias
Karina